1 de jan. de 2011

Retrospectiva 2010



Um ano se passou e nada mais natural para terminarmos do que refletir sobre os momentos mais importantes da Parkour Salvador em 2010. O tempo passa voando, se tornando cinco anos de existência.  Assim chegamos a mais um final de ano cheio de expectativas e novidades.

2010 foi um ano atribulado, cheio de eventos inesquecíveis. Há algum tempo participamos dos encontros de Parkour que ocorrem por todo o Brasil, especialmente no Nordeste. Esse ano, tudo começou com o Encontro Nordestino realizado pela Associação Pernabucana de Parkour em Recife — Pernambuco, com nossos vizinhos nordestinos tão receptivos — rendendo maravilhosas histórias e uma mochila cheia de experiências. Em seguida veio o encontro Amiguense, realizado pela Associação Sergipana de Parkour em Aracajú – Sergipe. Com toda sua delicadeza, a Associação Sergipana abriu com chave de ouro a sua lista de iniciativas externas. E como o nome já diz, foi um encontro entre amigos com as suas peculiaridades memoráveis.

Ainda falando sobre encontros, não podemos esquecer-nos do Encontro Baiano de Parkour (sediado em Salvador), que, em sua quarta edição, inovou em vários pontos. O encontro explorou novos locais de treino, contando com praticantes de toda a Bahia e de outros estados, a exemplo de Aracaju SE, Recife PE, Maceió AL, Crato CE. Além de reunir praticantes para promover o desenvolvimento do parkour, ainda realizou uma série de debates que foram de suma importância para a reestruturação da Parkour Salvador. Esse foi um passo muito importante, pois, através dele, pudemos observar o aumento considerável de praticantes e participantes, o que significa um vasto intercâmbio de experiências e principalmente o avanço no diálogo entre os praticantes e a comunidade.

Imagine que um ou dois anos atrás, a Parkour Salvador estava isolada, restrita ao próprio território e a eventuais encontros com praticantes de estados vizinhos. Hoje vemos mini-caravanas soteropolitanas desembarcando em vários encontros, inclusive levando representantes para fora do Nordeste.

Além dos encontros, a Parkour Salvador aproximou a população soteropolitana da prática. Isso se deu através de: reportagens para a TV Cultura; para o Jornal online Ibahia e um documentário realizado em parceria com estudantes de comunicação da UFBA. Dessa forma, a Parkour Salvador vem estreitando laços com a população (não praticante), buscando sempre um convívio pacífico e respeitoso entre ambos.

Dentre os nossos eventos realizados não podemos esquecer o inusitado e descontraído Treino a Fantasia que tanto intrigou os curiosos e divertiu a todos. Marca da nossa irreverência (e falta do que fazer!).

A Parkour Salvador, apesar de seus poucos anos de existência, tem sofrido várias transformações com o tempo, e a base atual dessas mudanças tem sido a sua reestruturação. O que nos leva a um novo conceito de Parkour Salvador, concentrado em atuar próxima à comunidade praticante e não praticante a fim de possibilitar a participação dos interessados, tornado os membros da PKSSA mais proativos e comprometidos.
Assim como todo início de ano, o nosso não poderia começar sem as devidas promessas (que, com muita dedicação se tornarão logo-logo concretas).  A primeira mudança já foi implementada e está em fase de testes. Foi uma modificação no quadro de Treinos Fixos, que consiste em alterar os treinos fixos (que sempre aconteciam no Parque Costa Azul aos sábados) para locais de treinos diversos, previamente definidos no início do mês e devidamente divulgados no site da Parkour Salvador e seus correlacionados. Essa mudança possibilita uma interação entre veteranos e iniciantes, que acabam tendo que reconhecer juntos lugares diferentes.

Nesse mesmo ritmo, seguiu a inserção de debates nos finais dos treinos, trazendo sempre temas novos no âmbito do parkour soteropolitano e mundial, e debatendo os velhos temas tabus que são de fundamental importância para formação do tracer.

A Parkour Salvador passa a se comprometer de forma organizada com a prática, os praticantes e a sociedade, realizando iniciativas como: organizar treinos, eventos, workshops, palestras, de forma a promover e propagar o Parkour, de maneira benéfica à sociedade.

E assim começamos um novo ano cheio de expectativas com todas as ondas devidamente saltadas para uma nova Parkour Salvador. Que se ilumine o caminho das pedras. E como não poderia esquecer: Galera do LÊPA, GRITA ÊA.

3 comentários:

dudupk disse...

Que texto foda!
esse ano talves não tenha sido o melhor ano pra mim em relação aos treinos, mais mesmo não podendo treinar foi muito bom participa da organização da Parkour Salvador dando minha opinião e ajudando no que foi possivel.. eu estou muito feliz pq os treinos estão melhorando e ficando mais organizados, mais ainda faltam muitas coisas para agente melhorar.. mais o ano ta ai e temos tudo para conseguir alcançar nossos objetivos.
obrigado a todos que estiveram do meu lado no ano de 2010 e vamos transforma 2011 em um ano foda para Parkour Salvador.

Galera do LÊPA, GRITA ÊA

Anônimo disse...

Supimpa!!! Esse é apenas o início do parkour aqui... ainda vamos evoluir muito, e vamos evoluir juntos! start together finish together!!!

ÊAAA!!!

Maria Preu - disse...

Fechação esse texto!! =)
Esse é apenas o início do parkour aqui... ainda vamos evoluir muito, e vamos evoluir juntos! start together finish together!!!
ÊA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...