3 de ago. de 2010

E se você fosse assaltado?


O Parkour pode ser muito útil quando usado de forma sábia e racional. Porém se usado sem pensar ou sem o devido preparo pode ser muito arriscado, causar lesões ou até mesmo a morte, mas principalmente quando não temos uma noção completa da situação. Veja o que aconteceu comigo...


 30/07/10 
Saindo do colégio fui para a estação da Lapa para poder recarregar meu Salvador Card, como era perto do colégio decidi ir a pé. Ao passar em frente ao Bompreço, tinha 2 caras que estavam "escondidos" atrás de um tipo de letreiro baixo, e assim que ambos estavam atrás de mim, um se aproximou e disse: "Ô menino, gente só quer uma coisa de você...", assim que ouvi essas palavras eu percebi que era um assalto, então acelerei meu passo, o cara continuava a falar, até que eu ouvi: "...é melhor fazer isso antes que eu meta uma facada em você!". Puff! Ao ouvir isso foi como se eu pensasse: "Eu treinei foi pra isso..." e instantaneamente dei 2 passadas rápidas e uma precisão para o outro lado da rua assim que o sinal abriu, os carros começaram a andar e os caras ficaram do outro lado, então comecei a me misturar entre as pessoas que passavam, olhei para trás e vi os 2 atravessando a rua e então disparei para tomar distância até que eu perdesse eles de vista. Depois de tomar uma boa distância deles comecei a me lembrar do post do Dan, no site da PKMAX, e procurei alguma autoridade, porém não consegui encontrar. Já em casa, relatei o acontecido ao Victor (Fred, Getexis), e ele abriu meus olhos a um ponto importante com relação a minha atitude de ter saido sem ter avaliado a situação direito... tive muita sorte em estar vivo para relatar esse acontecimento, pois o cara poderia ter em mãos uma arma de fogo ou poderia ter arremessado a faca, também talvez eu poderia ter sido atropelado por um carro e etc.

O que quero dizer é que foi uma grande irresponsabilidade minha ter agido dessa maneira, e isso foi o que motivou a escrever esse post. Assim como Victor havia me dito eu venho a repetir: "Devemos ter sangue frio e analisar corretamente a situação." E como disse no inicio com post, o Parkour é uma ferramenta útil para várias situações, porém temos que ter consciência do que estamos fazendo e de se é realmente o momento adequado. Isso se aplica não só a quando botamos o Parkour em prática mas também em nossos treinos.

Postado por Rafael [Ruda]

7 comentários:

Maria Preu - disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Preu - disse...

gostei Ruda..foi bom até para aquelas pessoas que pensam em usar o parkour da forma que você usou,eu como exemplo usaria da mesma forma..mais agora esse post me ensinou a pensar de uma forma totalmente diferente,até porque poderia correr os mesmos riscos que você correu...
arrasou no post !

Anônimo disse...

A maioria dos casos de morte em roubos e assaltos se da por culpa das vitimas que reagem de forma inadequada.

Assaltante pediu? De... ao contrario de vc a vida dele - e nem a sua - tem valor algum pra ele proprio, para ele é tudo ou nada.

Tiago disse...

Gente, eu to muito afim de fazer parkour, mas não sei bem como começar, será que dá para vcs me explicarem o "básico" dos exercícios físicos para tal?
Obrigado

Eu: Tiago Marques

Parkour Salvador disse...

@Thiago

Podemos ajudar sim, basta você comparecer nos treinos no dia de sabado ou mesmo acessar a comunidade da parkour salvador que lá poderemos ajudar com mais facilidade.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4636134

Tiago disse...

Ok, vou ver se dá pra aparecer lá nos treinos de sábado.
Brigado ;D
fuiz

Vinicius disse...

concordo em parte com a preservação e a passividade. Porém, quando engatilhamos algumas ações sem o consciente?! Talvez o ato de continuar a andar, já fosse uma afronta a um deles. e a agressão pode vir ate por uma olhada sua de canto de olho. Acredito que antecipar algumas possibilidades de reação (inclusive deixar-se ser assaltado)a uma abordagem torna as coisas mais faceis.

Um policial me disse que no caso de uma abordagem com faca o sem faca, caso voce tenha fugido, ou ja tenha sido assaltado. Que após ter conseguido uma distancia você deve dar alarde a população ( não quatro pessoas, uma população!!) em volta.
Isto pode inibir o deliquente, ou melhor... vc sem querer reagiu e esta fugindo? ñ saia apressadamente como se estivesse atrasado pra uma reunião secreta(tipo em filme, mudo e olhando pra traz). Grite "pega ladrão!!", saia correndo dizendo que esta sendo assaltado. Faça os assaltantes serem reconhecidos e terem medos de serem pegos n por um policial, e sim por uma galera com sangue no olho por assaltante.

nisto que falei retiro tudo o que tem de ZEN no meu modo de ser...

e acredito que ao ter começadouma fuga as pessoas que n são policiais(mas ajudariam) n reconhecem sua atitude de fuga de uma situação desesperadora. Façam elas perceberem. caso n tenha um muro que vc possa pular. pode ser sua unica saida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...