18 de out. de 2011

Treino a sério


Depois de certo período de treino, “Ser forte” toma uma conotação muito maior do que a usual. No momento em que percebemos que força não se mede pelo tamanho da precisão ou por outro movimento, é quando vemos o quão vasto e longo é o caminho que temos a percorrer.  É hora de começar a treinar. De verdade.
Qual a importância de treinos regulares? Quer ser forte pra vida? Até onde você quer chegar? Desenvolver-se na prática requer dedicação, disciplina e vontade. É hora de escolher.





1° passo - consciência: saber que progredir leva tempo, não é amanhã e nem depois; saber  que é preciso manter uma atitude constante em direção aos objetivos; saber que é preciso de disciplina e organização; saber que não é fácil; e, sobretudo, saber que é possível.

2° passoautoconsciência: conhecer seu corpo, saber quais seus limites corporais, perceber se há lesões, quais habilidades são menos desenvolvidas, etc.

3° passo“matéria” do treino: Parkour requer praticamente todas as habilidades corporais e assim é preciso estabelecer quais os “modelos de força” e como desenvolvê-los.

No meu caso estabeleci de modo bruto 4 modelos:

- Força bruta: é o uso puro de força muscular. Significa que durante a execução do movimento deve-se utilizar toda a extensão e possibilidades da área em foco. Nesse modelo executo os exercícios de modo lento e completo, almejando a perfeição na forma. Poucas repetições, mas intensas.
É a mais importante e “verdadeira”, pois é a base para as outras. Há o fortalecimento gradual dos tendões, ligamentos e musculatura no geral. É feito de maneira gradual para ajudar a prevenir lesões e progredir de modo saudável com o corpo. 

- Explosão: desenvolvimento do momentum. Executar de forma rápida e máxima. Muito importante na maioria das técnicas do parkour, é preciso ser rápido e direto. É o uso explícito da força elástica dos músculos, como uma mola. Por essas características muitas vezes, entretanto, é comum achar que a pessoa que faz rápido, faz melhor. Mero engano, por vezes usamos o momentum para esconder nossa incapacidade de execução  de forma correta. Exemplos: Climb-up, Muscle-up. 

- Resistência: Capacidade de executar movimentos durante longo período de tempo. É importante para desenvolver nossa capacidade “energética” (maior n° de mitocôndrias na célula). Assim podemos treinar por muito mais tempo. Treine fazer percursos por um tempo maior, dessa forma é possível "refinar" todos os movimentos e não apenas alguns. Lembre-se de variar os percursos também..

- Flexibilidade: capacidade de elasticidade da musculatura. É a mais negligenciada. É Importante para a coordenação motora, prevenção de lesões (aumento sanguíneo na área, equilíbrio), e justamente por aumentar a amplitude de movimentos promove a exploração de outras possibilidades do corpo.

4° passoexercícios: estabelecer os principais exercícios que ajudarão a atingir seus objetivos. Parkour requer o desenvolvimento de todo o corpo; fuja de exercícios muito isolados, priorize os que trabalham o corpo como um todo, de modo mais natural.
Não só foque em aumentar as repetições ou colocar pesos, as possibilidades de um exercício são infinitas. Lembre-se também de definir seus níveis (n° de repetições, séries, modos seguintes). Exemplos: Flexão de braço [ Modo vertical, diagonal, completa, um braço, etc.], agachamentos, barras, etc.

5° passofaça.

Dicas:

Não seja tão “a sério”. Faça sua rotina de modo flexível, muita rigidez a torna inefetiva. Não se fruste por algumas falhas. Demora um pouco até nos adaptarmos e criarmos uma rotina eficaz. “A flexibilidade é o ar do ser [..] Quem endurece jamais vencerá.”

Divirta-se. Varie de vez em quando. Usa sua imaginação: explore seu corpo, misture exercícios, faça posições diferentes. Faça outras atividades, esportes, danças.

Estude. Leia mais, pesquise, discuta em fóruns, participe de debates, veja vídeos. Há muito a aprender e a desaprender ainda.
Livros recomendados: Convict Conditioning, You are your own gym.

Permaneça. Ser forte é uma atitude constante. Isto é o mais importante, por mais clichê que seja: paciência. Não tenha pressa e aproveite a jornada. Vivemos num ‘fast world’ em que queremos resultados instantâneos, aprender rapidamente, pois não há tempo a perder.
Por obséquio, vá devagar! Você não tem noção do quanto esse dito tempo “gasto” é importante para o futuro. Foque-se em conquistar as metas mais próximas, se você as realiza gradualmente, você está ficando mais forte. O que significa alguns meses de básicos pra uma vida toda? Pense nisso.

Certa vez vi um gráfico sobre o conhecimento que uma pessoa pode adquirir. Era um gráfico exponencial. Creio que o mesmo pode ser aplicado aqui. Cada vez mais tenho mais certeza: o progresso é exponencial. No começo vai demorar, mas em certo momento você sentirá a diferença – uma vez formada uma base forte, não há nada que te segure pela frente.

1 comentários:

Gilian Santos disse...

e aee galera!.
eu sou Gilian Smith, e assim eu quero treinar com vcs aee em salvador, mais eu moro em Feira de Santana e queria aprender mais..
só q eu non tenho contato com vcs!..
será q vcs poderia me add no msn!?
msn: gilian_fsa@hotmail.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7531192837879977296

Abraço..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...